terça-feira, 17 de abril de 2012

OBESIDADADE/ EXCESSO DE PESO/ IMC

A obesidade e o excesso de peso são na realidade diferentes graus de acumulação excessiva de gordura no corpo, de forma a poderem  prejudicar a saude da pessoa.
Existem muitas formas de classificar o excesso de peso na pessoa , onde se associa os fatores fisiológicos entre si.
A mais utilizada é o Método do IMC- ÍNDICE DE MASSA CORPORAL.

O Índice de Massa Corporal (IMC) ou Índice de Quetelet é o processo mais utilizado para avaliar o excesso de peso/obesidade

O IMC calcula-se a partir da seguinte fórmula: IMC = peso (Kg) / (altura x altura) (m)


O excesso de peso na realidade é o  o aumento do peso corporal do indivíduo acima do seu peso normal em 10-20%, que corresponde a um IMC entre 25-30 Kg/m2 (ver tabela I).

Deve se considerar obesidade o aumento do peso corporal do indivíduo superior a 20% do seu peso normal, que equivale a um IMC = 30 Kg/m2.

  • A classificação do estado ponderal do adulto, segundo o IMC e o risco de comorbilidades, compreende as seguintes classes:




IMC
Classificação
Risco de Comorbilidade
<18,5
Baixo peso
Baixo
18,5-24,9
Peso normal

25-29,9
Excesso de peso
Aumentado
30-34,9
Obesidade de Classe 1
Moderado
35-39,9
Obesidade de Classe 2
Grave
>= 40
Obesidade de Classe 3
Muito Grave


Classificação de acordo com o IMC (segundo a OMS)
O excesso de peso mesmo que moderado, constitui um fator de risco para doença no coração ( Coronárias) nos Homens mais jovens.  A Obesidade é reconhecida como um fator de risco para a saúde tanto do Homem como na mulher. Podendo contribuir para o aumento do risco cardiovascular. Deve se ter muito cuidado com a gordura que se acumula na região do abdomem.



Sem comentários:

Enviar um comentário